Seca revela povoado inundado

A males que vem para o bem?! Você decide.

Sequia-potosi
Potosí: fora da água. Imagen: © La Gaceta.

A Venezuela está atravessando uma grave seca e uma crise energética que desencadeou consequências esperadas e outras verdadeiramente surpreendentes.

Entre elas, está o ressurgimento das ruínas de Potosí, um povoado que foi inundado há 25 anos pela construção de um complexo hidreelétrico.

Segundo informa a BBC Brasil, o povoado ressurgiu quando o nível da água da represa baixou 30 metros, deixando à mostra igreja de Potosí, no estado de Tachira. Em seguida, ressurgiram a prefeitura, o cemitério, a praça central e as estátuas do povoado.

Alguns antigos habitantes estão voltando para visitá-lo e o local está se tornando uma atração para os turistas. Mas por mais que o fato possa parecer nostálgico e até simpático, ele também põe a descoberto a grave crise de água e energia que o país atravessa.

O presidente Hugo Chávez já havia declarado estado de emergência e anunciado multas a quem não economizasse água e energia, mas agora a situação é crítica.

Potosi-agua
Potosí, quando estava submerso. Foto: ©JunctionS.

Como é dependente da energia hidrelétrica, a seca afeta diretamente o fornecimento de energia na Venezuela. Com a falta de água, várias represas hidrelétricas não estão trabalhando normalmente e cortes de energia ocorrem diariamente em vários estados do país.

Segundo o governo, a dependência energética, o El Niño e o desperdício dos consumidores são as causas do problema.

Para tentar encontrar uma solução, o governo lançou recentemente um Fundo Energético para investimentos, sem necessidade de licitações para o setor, e anunciou que pretende injetar 4 bilhões de dólares para ampliar a matriz em 4000 MWh.

A Venezuela não é o único país que enfrenta problemas energéticos. Com economias em crescimento, vários países da América Latina se encontram na mesma situação – mas eles não contam com povoados fantasma ressurgindo das profundezas para lembrá-los disso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s