Pingos sonoros coloridos

Pingos sonoros coloridos, Por João Ricardo Cefali Almeida

A agência de design Dentsu (http://www.dentsu.com/ ) criou uma maneira muito inusitada para conseguir criar um vídeo publicitário comercial. Com uma formula extremamente criativa, seu experimento foi basicamente capturar pingos de tinta que ‘pulavam’ a medida que um estímulo sonoro era aplicado ao recipiente no qual a água com os pingos de tinta estavam contidos. Um motor rotativo fazia com que a tinta se misturasse e formasse assim cores inimagináveis, gerando imagens ainda mais surpreendentes. Depois de ‘misturados’, os pingos de tinta se movimentavam para cima e para baixo conforme a intensidade e ressonância do som na água. Assim, estes pingos sonoros coloridos foram capturados por uma câmera de alta velocidade criando imagens únicas e altamente criativas, do ponto de vista artístico e também do ponto de vista publicitário.

A ideia é extremamente interessante e até mesmo simples se avaliarmos o projeto de um ponto de vista racional e realista. Os realizadores experimentam com modos e maneiras diferentes de gerar e capturar imagens, fazendo uma relação entre som, arte e tecnologia. O material final foi um comercial que mais parece pinturas surrealistas delicadas em movimento, obsessivamente geradas depois de um longo processo de trabalho pesado e minucioso pelo artista. Visto de um ponto de vista ‘simplista’, são apenas pingos de tinta individuais misturados e movimentados por vibrações sonoras, capturados por câmeras de alta resolução e editados de forma a divulgar um produto comercial. Mas nós sabemos que as ideias mais simples são sempre as mais interessantes. Pelo fato de serem simples na sua natureza e extremamente criativas por outro lado. É muito mais difícil criar algo interessante de ideias simples e processos corriqueiros.

O desafio inicial foi criar uma maneira diferente e criativa de divulgar o produto da Canon chamado ‘Pixma’. A empresa tinha como ponto de partida a ideia de ‘trazer cores para a vida’ e os realizadores fizeram exatamente isso. Mesclando diferentes mídias, conseguiram capturar a essência, a tonalidade perfeita da ideia inicial e transformá-la em um produto comercial altamente competitivo que eu sinceramente procuraria saber a respeito ou iria comentar com os outros sobre a propaganda.

Mesmo sendo utilizado para fins comerciais, o resultado borra as margens entre arte, design e propaganda comercial. Há um pouco de todas as facetas das mídias eletrônicas e artísticas neste vídeo o que faz desta iniciativa criativa e comercial algo que ultrapassa as barreiras do que é considerado arte, design ou propaganda.

A meu ver essa ideia é extremamente interessante porque os realizadores, produtores e colaboradores encontraram a harmonia perfeita. Processos de tecnologia, da arte e do design são balanceados com uma precisão de proporções nano métricas para que o objetivo final fosse alcançado da melhor forma possível e no caso com resultados surpreendentes. Tudo a meu ver requer harmonia. O universo é baseado em harmonia e nosso corpo e nossa vida também é pura harmonia. Nada pode ser ou existir de mais ou de menos em lugar nenhum. Se alguma coisa sair fora da harmonia, algo de muito errado pode acontecer. No caso citado, pessoas seriam cobertas de pingos sonoros coloridos e provavelmente não seriam capazes de levar a ideia a diante.

http://lounge.obviousmag.org/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s