Humano desumano- Marc Blumthal

Marc Blumthal nasceu de forma não planejada em Evanston, IL 1978. Assim como seu nascimento ocorrido do erro vem seu trabalho e sua forma de ver o mundo através de imagens para que as divisas entre verdade e ficção fiquem sem forma reconhecível.

A falta de uma figura humana reconhecível em seu trabalho é intencional. Removendo a figura humana surge outra em seu lugar. Mas desta vez com alguma coisa acontecendo de errado com ela. Um grande circulo preto bloqueando o rosto e praticamente todo corpo da figura, intervenções fotográficas que desumanizam a figura ao invés de ressaltá-la. Eu particularmente fiquei interessado por esta parte de seu trabalho com intervenções em fotografias. Seu olhar plástico é influenciado por toda sua história como ser humano, desde seu nascimento até o momento em particular da ação artística.

Muito de seu trabalho é influencia direta de sua vida em família. Pais divorciados quando ele era muito pequeno. Fruto de uma família disfuncional seu trabalho reflete justamente isso. Uma disfuncionalidade abrupta da figura humana em seu habitat natural.

Removendo a figura ele está na verdade adicionando-a, recriando-a e automaticamente se distanciando das suas identidades culturais que o transformaram no que ele realmente é. Seu trabalho é influenciado também pela literatura, particularmente por Bernet Newman falando sobre Adão, o primeiro homem de acordo com a bíblia. Bernet diz que Adão era um artista também e que ele se identificava com Adão. Por sua provocatividade Marc Blumthal foi absorvido pois esta declaração que se faz impossível de ser comparada, em sua opinião, com uma figura mistica bíblica numa estória fictícia. Então ele sentiu a necessidade de explorar sua identidade e o que significa se identificar como um artista masculino e como um Americano, buscando sua própria essência.

http://www.marcblumthal.com/

19_unitled-other

13_dsc0378web 13_vietnam-memorial-2-final-print 15_dsc0379web

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s