INOCÊNCIA E COMPREENSÃO

Olhar o mundo como se fosse a primeira vez é muito importante para começar a re-interpretar nossos pensamentos já existentes. Neste caso, a inocência, o olhar inocente, infantil, puro, ajuda porque é livre de pré-conceitos que podem inibir a visualização da verdadeira realidade que revela a beleza real do mundo.

  • Olhar para “o que É ao invés de divagar sobre algo baseado em pré julgamentos imutáveis.

A mente “adulta” deve descobrir uma maneira de saber quando usar a inocência para olhar alguma situação e assim criar o hábito de transformar o pensamento (julgamentos pré-estabelecidos que ofuscam a real beleza do mundo – a beleza que liberta).

negro

As conclusões devem ser sempre baseadas naquilo que É, sem inclinações ou tendências antigas de olhar, normalmente guiado pelas circunstancias do presente momento.

Não importa o que aconteceu e muito menos ainda o que ainda não aconteceu, o que realmente importa é o presente momento.

  • O medo corrompe a inocência do olhar e impede novas maneiras de pensar e estaguina a mente.

O “homem total” não se deixa levar pelo sentimentalismo barato que é amplamente visto nos discursos manipuladores de pessoas que se auto-intitulam “inteligentes”, com suas ilusões, visões deviantes e ideias surreais.

Este “homem total” é aquele “espiritualizado”, não corrompido e lúcido – sua mente passa a ser tranquila, sã, racional e lógica. Esta característica ajuda o homem a “entender” e “aprender” a lidar com as dificuldades – vendo as situações como elas SÃO,  geram respostas funcionais e construtivas quando pratica o olhar inocente, puro.

O sentimentalismo pode atrapalhar o gerenciamento dos pensamentos (o amor é burro !) e criar uma mente condicionada, unilateral, unidimensional.

bebe com sabão

Uma prática interessante é procurar saber que a dor física é inevitavel, mas o sofrimento é invariavelmente opcional, eu escolho sofrer por continuar pensando da mesma maneira, ignorando a evolução, o tempo que passa e arrasta as barreiras da compreensão, das ideias.

É necessário uma avaliação mental constante dos pensamentos, das memórias enraizadas e conceituadas que podem ser mudadas, sempre procurando melhorar e simplificar o entender. Solucionar “problemas” não é suficiente, mas criar novas maneiras para fazer ou lidar com o velho, o que significa simplesmente evoluir.

  • A vida em geral é feita de ciclos. É importante saber que nada no universo interiro, até mesmo o próprio universo em si, está estático, parado. Tudo está em constante movimento numa eterna “metamorfose ambulante” contínua.

O medo pode se tornar uma eterna amarra que impede a caminhada rumo ao NOVO, deixando a pessoa numa eterna “zona de conforto”, como um feto dentro do útero materno, protegido do que pode acontecer, literalmente com medo.

O poder da visualização real é intensificado com a mente jovial e revigorada, corajosa. A mente sorri a cada passo que a pessoa dá para frente rumo ao desconhecido, àquilo que pode ser. A mente suplica para ser exercitada. Esta é a verdadeira natureza do cérebro. Ser usado e abusado. 

A liberdade vem do esvaziamento das ideias condicionadas, enraizadas, com uma percepção atenta, alerta e constante do que está acontecendo (mente alerta). Inocência é uma virtude da mente clara, da humildade que não pode ser compreendida pela autosufuciêcia dos egomaníacos, bonecos estáticos manipulados por opiniões imutáveis e constantes.

Na vida, eu acredito, é de extrema importancia aprender a ver, a perceber o amor compassivo, a beleza que salvará o mundo nas pequenas coisas. A partir deste “treinamento” que pode levar uma vida inteira mas vale a viajem, existe o processo de renúncia, inerente a qualquer religião que preze pelo amor e paz.

O estado de inocência, ao contrário do que pode parecer, torna a mente madura, capaz de resolver as dificuldades da melhor maneira possível. Por outro lado, uma mente puramente “madura” (condicionada, com pensamentos enraizados em crenças medievais) pode se frustrar por não ter uma resposta ao novo. Eu acredito que uma resposta não é suficiente para lidar com os revezes do mundo, mas um discernimento das situações baseadas em uma teia de pensamentos que geram uma cadeia de novos conceitos que podem resolver situações antes problemáticas.

gatinho-e-menina-sorrindo

Somente a verdade pode tornar a mente livre. Esta liberdade só pode ser encontrada numa mente vazia, no vazio que apaga todo e qualquer julgamento préfabricado e velho que enferruja o criar, entorpece a mente e coloca barreiras na busca pelo NOVO.

O pensar implica em morrer para o conhecido. O Pensar é abastecido pela insatisfação, pelas perguntas e não pelas respostas ( o pensador é um eterno insatisfeito!). Para isto acontecer, é preciso estar sempre atento e vigilante para o que acontece na mente, principalmente nas respostas automáticas baseadas nas memórias vinculadas a conceitos perdidos e envelhecidos pelo tempo.

A partir disso, a liberdade vem da inocência, da re-interpretação das experiências e não da falta delas. Isto torna a mente preparada para a aquisição de novos conhecimentos que construirão novas experiências, evoluindo, cada vez mais poderosa e confiante, clara na sua eterna humildade.

Autor: João Ricardo baseado no texto de J.Krishnamurti de 1967

Um comentário sobre “INOCÊNCIA E COMPREENSÃO

  1. Amando disse:

    Maravilhoso texto. Se todos assim compreendessem a aceitassem sua natureza única em Deus, não haveria charges provocativas e revoltas dos possíveis atingidos com tais provocações, segmentando a humanidade que É apenas Um. A inocência e o Conhecimento seria de todos e haveria Paz e Compreensão. É preciso que cada um nesta falsa individualidade em que acreditamos viver se conscientize disto e se liberte da Queda, que é viver num mundo mental/virtual, onde nos identificamos com nossas personalidades e agimos como inimigos dos demais aparentemente individuais. Não é em vão que Natureza Maior, para se proteger, nos faça adoecer buscando manter a harmonia contra os vários tipos de egoísmo humano.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s