ARTE DA ATENÇÃO MEDITATIVA

Atenção meditativa é uma arte, uma habilidade adquirida que trás clareza e uma inteligência que permite ‘ver’ a ‘real natureza das coisas’ a nossa volta. Dentre várias formas de meditações Budistas, esta em particular é a soma de todas as práticas meditativas das mais variadas escolas Budistas conhecidas, tais como: Mahamudra na tradição tibetana; Zazen no Zen Budismo e a meditação Vipassana na escola Theravada.

mindful-sleep

Esta prática é basicamente sobre ATENÇÃO: a verdadeira essência da prática budista. Mas como colocar em prática? Dicas não podem ajudar o meditador a ‘entender’ esta arte. É só com a prática real e sincera que esta importante meditação pode ser enraizada na mente, transformando-a constantemente.

A sociedade moderna, dinâmica e veloz, nos deixa com a mente desatenta para aquilo que alguns chamam de realidade. Ou conseguir focar naquilo que estou fazendo, no que está a minha frente, nas coisas e pessoas a minha volta. Isto resulta em uma atitude superficial da vida em si. Para isso deixar de acontecer e passarmos a ‘participar’ da realidade, sermos capazes de construí-la e, principalmente perceber o que realmente está acontecendo a nossa volta, é preciso muita ATENÇÃO, dar importância aquilo que temos e ao que não temos.

BLOGstephenlittle

O efeito desta prática é desvendar, desnudar as ‘coisas como elas realmente são’. Retirando todas as camadas superficiais dos fenômenos, dos acontecimentos, das pessoas enfim de tudo, a ‘verdadeira realidade’ nos é apresentada, pura e simples, virgem. Todas suas características intrínsecas são reveladas como uma película de filme, como o primeiro olhar de um cego, como a primeira palavra de uma criança, sem interferência das distorções cognitivas que escondem o real, que nos inibe de perceber o que está acontecendo, que nos aliena, nos distrai e desfoca nossa atenção para o irreal, a pele do corpo ao invés de seu conteúdo.

Se há uma reação durante o ato de observar, um julgamento, o que normal para a mente destreinada, é necessário uma re-avaliação do processo perceptivo, de como discernir o mundo de uma forma pura, simples e transparente.

Meditation-May-Change-the-Human-Brain-407860-2

Esta forma de ver tem o poder de descobrir a real natureza dos fenômenos que os olhos podem ver, e uma atitude passiva, não reativa, sem julgamento, percepção incondicional é alcançada e esta prática libera o ‘conhecimento verdadeiro’, o insight do real, gerando o que os budistas chamam de ‘sexto sentido’.

olho de gato

Para isso, só é preciso estar atento, sem julgar, somente observar com os olhos da alma, ir além, alcançar a percepção total do conhecimento do invisível.

Baseado no livro ‘Art fo attention’ por Ven. Pannyavaro

Um comentário sobre “ARTE DA ATENÇÃO MEDITATIVA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s