Seu cérebro é seu melhor amigo

Seu cérebro é seu melhor amigo. Aprender a tratá-lo com respeito e cuidar para que esteja bem de ‘saúde’ é essencial para a auto eficácia individual. Acredite, seu cérebro ‘sorri’, da gargalhadas quando exercitado de forma construtiva.

  • Criar estratégias para ser assertivo, realista com relação a meta que quer atingir é primordial. Sua concentração, perseverança para continuar no caminho, para andar na direção certa, não desperdiçar tempo com atalhos que podem desviar sua atenção e fazer com que você perca o foco, são armadilhas de uma mente sem propósito, vaga, alienada.
  • Usar da racionalização positiva, perceber as evidências que aparecem no caminho e saber o que fazer com elas ajuda a reforçar, a mudar sua tática de conduta, seu comportamento. Nada é estático. Seu cérebro adora mudança, movimento, evolução. Esteja atento aos sinais mais sutis que aparecerem no seu caminho.
  • Sua meta, seja ela qual for, deve ser do tamanho que você pode alcançar. Assim, pelo menos no começo, não haverá desanimo. Comece pequeno, aprenda a ser eficiente nas mínimas tarefas e vá evoluindo a medida que sua confiança for aumentando.
  • O processo de evolução depende muito de sua capacidade de ser flexível, resiliente. Sua mente deve ter as propriedades da água. Ela toma a forma do recipiente que você a colocar. Seu pensamento, suas ideias e convicções devem ser como a água, devem se moldar ao dinamismo da sociedade contemporânea e estar sempre preparado para mudanças drásticas de percurso, sem perder o foco. Reveja seus conceitos constantemente e principalmente, não coloque seu ego na frente de sua necessidade de mudança.
  • Estimular o cérebro diariamente com novas atividades é vital. Sempre que possível, se perceba. Mude sua rotina. Qualquer detalhe é importante. Se você costuma escovar os dentes antes de tomar café, inverta a ordem, vá a padaria de a pé e perceba o que está acontecendo a sua volta. Converse com estranhos (não tão estranhos!), mude sua mesa de trabalho, organize seu armário, desorganize, desconstrua. São essas pequenas mudanças que vão estimular seu cérebro e você vai perceber que seus hábitos vão começar a mudar e você vai ficar muito mais confortável a mudanças inesperadas.
  • Principalmente: Não julgue! Veja as coisas como elas são. Não projete. Não há falhas e sim informações, feedback. Se pergunte: O que eu aprendi com isso? Como posso melhorar? Sempre há o que melhorar. Aprenda com seus erros e evolua com seus acertos. O julgamento é um vírus mortal que culmina na estagnação das ideias, adoece o cérebro e causa inércia. É um perigo eminente e muito sutil. Muito cuidado com suas projeções.
  • Ser sincero consigo mesmo é sempre a melhor opção. Não se engane. Normalmente somos mestres em acreditar nas nossas próprias mentiras e criar um mundo de fantasia que a qualquer momento vai ser destruído pela realidade. Não há certo nem errado, melhor ou pior. Evite ao máximo comparações pois são elas que regulam suas crenças e suas ideias. Ensine seu cérebro a viver no aqui e no agora. A realidade é o momento presente, agora. O resto é pura projeção, fantasia. Não coloque vendas nos seus olhos.
  • Lembre-se de que sua hora faz seu dia, seu dia faz sua semana, sua semana faz seu mês e seu mês faz seu ano e assim por diante. Ter a consciência limpa é polir sua memória, clarear pontos obscuros. Para isso acontecer, pense muito bem no que está fazendo pois é exatamente isso que sua memória vai gravar. Para mudar o que está registrado demanda um trabalho árduo e demorado. É muito mais prático e funcional manter a mente focada no que está acontecendo. Não minta para seu cérebro pois será cobrado, na melhor hora ou na pior….
  • Procure criar um ambiente agradável para trabalhar. Mesmo que não esteja no trabalho, todo lugar que for, procure se sentir bem, veja o que tem de bom e ignore o que é ruim. Outra vez: não projete. Esse hábito vai crescer com o tempo e logo você não vai ter mais espaço para pensamentos negativos, muito menos fantasiosos a respeito de nada e de ninguém. A escolha sempre é sua.
  • Descanse. Medite. Tire cochilos quando puder. Desligue o piloto automático e abrace o momento com carinho e amor. Trabalhar 14 horas por dia não quer dizer nada. A qualidade de seu trabalho, como está exercendo sua função pode reduzir sua carga horária. Ser eficiente é simplesmente fazer o que tem que ser feito da melhor maneira possível.
  • Continue estudando. Leia sempre que tiver tempo. Faça anotações, Crie o hábito de ter um diário. Perceba sua evolução. O que você fez ontem? O que pode fazer hoje de construtivo? Tente variar os assuntos mas dê ênfase para os assuntos que você gosta. Ler sobre vários temas só vai ajudar seu cérebro a aprender mais, conhecimento é poder, informação é a arma mais eficaz para abrir a mente e expandir seus horizontes.
  • Ajude o próximo, sempre que possível, de qualquer maneira. Compaixão é a essência de uma sociedade saudável. Pare de competir com os outros e invista em você. 

Todas estas informações não faziam sentido para mim. Eu não acreditava em nada do que escrevi. Até que a realidade deu um murro na minha cara e quebrou meu nariz e dois dentes que eu comecei a dar atenção ao que está dando certo para as pessoas que formam opinião. Eu achava tudo isso uma perda de tempo. Baboseira de quem não tem problemas maiores para resolver. Acontece que os problemas só acontecem quando eu não pratico.

Se você não colocar em pratica, agir em função da sua melhora pessoal, as consequências serão negativas. Faça sua parte. Seu cérebro e a sociedade, que precisa de você, agradece. Persista, levante, insista, pesquise, cresça, se movimente, continue andando para frente. Nada nem ninguém pode parar uma mente criativa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s