AUTOCONFIANÇA

Autoconfiança é essencial para viver em sociedade hoje. Mostrar-se dono de si mesmo, saber exatamente quem você é, onde você está e a partir daí, começar a elevar sua autoconfiança. Seu sucesso em todas as áreas da vida dependem intrinsecamente de sua autoconfiança. Gostar de si mesmo é sempre o melhor negócio, e o primeiro passo para você ser respeitado como ser humano.

LUGARES NOVOS

Algumas fontes de pesquisa disponibilizam informações sobre o tema. Mesmo assim é difícil fechar o tema em “dicas para ser mais confiante”. Eu vou delinear algumas informações interessantes coletadas através de pesquisa que devem ajudar, se forem colocadas em prática.

Com o tempo e prática, você vai ser capaz de se apresentar de forma mais eficaz, sua postura vai mudar, falar em público com desenvoltura e exalar autocontrole e confiança. Perceber como colocar o contexto certo no tempo certo, na situação certa, na direção certa. Como eu posso melhorar a maneira que me sinto? Como estou lidando com meus sentimentos? Os resultados influenciam na maneira que você se porta e passam desapercebidos porque você pode ter dificuldade de olhar para dentro ou simplesmente tem medo. Aqui entra a tão famigerada autoconfiança, ser honesto consigo mesmo e deixar o ego de lado, perceber e acreditar que tudo pode melhorar, que vai dar certo se você se esforçar, focar e se comprometer verdadeiramente consigo mesmo.

  • Qual sua grande visão? Onde quer chegar? Defina exatamente o que, onde e porque deve conquistar sue “grande prêmio”. Sinta-se bem comigo mesmo. Ter um propósito maior, que transcenda o superficial é essencial. Não é uma simples meta, como começar uma dieta na segunda-feira ou melhorar as vendas do dia, mas uma visão ampla, gigantesca para você que sintetize todos os seus esforços para fazer você levantar da cama e dar mais um passo em direção a esta visão. Esta é uma pergunta monstruosa e deve ter uma resposta a altura.
  • Confiança é uma qualidade que contagia as pessoas, influencia quem está a seu lado de uma maneira subjetiva, imperceptível. Mas é preciso passar esta confiança, praticar, fazer, manter, aprender a vir a ser seu próprio dono. Autocontrole.
  • Engajamento. Como, onde e quando posso aplicar a teoria nas áreas de minha vida? Para isto, sua mente deve estar focada no grande prêmio e você deve estar disposto a ser disciplinado, coerente com aquilo que você realmente deseja.

A Autoconfiança é o primeiro requisito para grandes empreendimentos. Samuel Johnson.

ATITUDE. Os problemas existem e devem ser enfrentados e resolvidos prontamente. Lide com qualquer tipo de problema que aparecer a sua frente. Qualquer mídia que você vê, nos lembra dos problemas que estamos enfrentando. Principalmente a TV. Pessoas estão desenvolvendo fobia social devido a quantidade de terror que as mídias expõe diariamente. Notícia ruim vende. Não sei pra quem. Mas é o que predomina no noticiário atual. Mesmo assim, não ignore, enfrente conscientemente, saiba lidar com os revezes da vida em sociedade. Sempre se pergunte: Qual é a solução para este problema? Esta atitude vai melhorar seu poder crítico e sua autoconfiança. Não pense nos problemas em si, mas sim nas possíveis soluções e, a partir daí, o que pode ser feito para que o problema não volte. Seu foco não está no problema mas na solução.

SEGURANÇA. Insegurança seria o oposto desta qualidade. Duvidar de sua capacidade é se comparar. Volte seu olhar para dentro de si e explore sua habilidade de ser seguro sobre o que está fazendo, suas decisões e opiniões devem transmitir sua segurança. O principal obstáculo é a comparação. Mantenha uma rotina evolutiva e compare-se com você mesmo. O que fez ontem e o que está fazendo hoje de melhor. Não olhe para o exterior, olhe para dentro e acorde. Perguntas são muito mais importantes do que as respostas. Saiba fazer as perguntas certas. Como estou me saindo? Como posso melhorar meu desempenho profissional? Como posso optimizar meus afazeres diários? Qual o meu nível de evolução pessoal? Como posso ser mais eficaz? Se avalie. Estou melhorando? Quanto mais posso melhorar? Esta prática ajuda na construção da sua autoconfiança e na sua honestidade consigo mesmo. Pare de reclamar e comece a agir. O tempo é cruel mas justo. Seja um eterno estudante, um aprendiz de si mesmo. Aprenda e reaja. Não se comporte como um avestruz escondendo-se dos problemas pois esta atitude só vai retardar sua evolução e denegrir sua segurança em tomar decisões, formar opinião e os outros vão perceber sua insegurança, tornando-se um alvo fácil para ser manipulado.

Se quiser buscar realmente a verdade, é preciso que você duvide ao máximo de todas as coisas. René Descartes

COMPOSTURA. Você deve se sentir bem realisticamente e não desenvolver o narcisismo. Converse com você mesmo. Você pode se ajudar assim que começar a se conhecer melhor. Focar nas suas atitudes, no seu estilo, na sua aparência sem ser vaidoso. Olhe para você e pergunte se é isso mesmo ou posso melhorar minha imagem exterior. O importante é ter consciência de que, se você não é um super model, sua postura conta muito. Como você fala, a entonação de sua voz, fale o que deseja ouvir, clareza no pensar reflete sua maneira de pensar. Aprenda a usar seu tom de voz em situações diversas.

DECISÃO. Tome decisões o mais rápido possível. Esta habilidade leva tempo para ser desenvolvida, por isso tome uma decisão, agora! Exitar pode transmitir dúvida e baixa autoconfiança. Seja assertivo e as pessoas vão começar a te respeitar. O exercício proposto anteriormente de criticar, duvidar e perguntar é importante por isso, eleva sua capacidade de tomar decisões assertivas rapidamente pois você está preparado. Existe uma diferença em se preparar e estar sempre ligado. Sua percepção deve funcionar como uma coruja. Não importa o que aconteça, você vai ser capaz de lidar pois você está preparado. Inclua na sua rotina de aprendizado o hábito de decidir deliberadamente sobre qualquer assunto. 

Com o tempo, essa prática vai ser confeccionada, moldada e aprimorada ao ponto de você poder decidir rapidamente sobre qualquer assunto. Esta habilidade é essencial para profissionais de criação e líderes trabalhando com prazos.É necessário enfatizar, exteriorizar, exalar confiança, transmitir segurança através da prática diária destes conceitos. Com o tempo, sua atitude vai ser outra e tudo o que foi dito será inerente ao seu modo de pensar e agir. A partir do momento que você quebrar a barreira de olhar para estas informações como clichês de ‘autoajuda’ e começar a praticar o que grandes líderes exercitaram e modificaram a partir de princípios básicos da Programação Neurolinguística, sua vida vai mudar. Lógico que a aplicação destes conceitos difere da área de atuação da pessoa mas no final do dia, os conceitos são basicamente os mesmos.Um exemplo clássico é Steve Jobs, fundador da Apple. Ele conseguia vender qualquer objeto para qualquer pessoa apelando para a Neurolinguística, criando a necessidade, fazendo a pessoa pensar, através de seu discurso (uma boa leitura é ‘O discurso do Método’ de René Descartes) que se ela não tivesse aquilo que estava oferecendo ela estaria deixando de se beneficiar das qualidades do produto. Ele criava a necessidade e proporcionava o resultado. Tudo isso em função de sua habilidade de persuasão, foco no grande prêmio, atitude, compostura, poder de decisão e autoconfiança. O resto é história. Outros grandes líderes de grandes corporações usam e abusam de métodos simples mas muito eficazes de lidar com pessoas, extraindo o máximo delas.

Seja mestre de si mesmo. As consequências serão visíveis.

Extraído da palestra de Owen Fitzpatrick sobre ´Os segredos das pessoas confiantes´.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s