A pergunta e a mente

A pergunta e a mente estão em constante ligação. A fertilidade do pensador está na formulação da pergunta, da crítica e da dúvida assim como na procura pelo caos intelectual para expandir o conhecimento de um determinado assunto.

mind the gap

Práticas como a Arte são necessárias para o processo contínuo de aprimoramento da observação. A percepção sensorial é treinada e constantemente. A observação é feita de forma consciente, gerando perguntas, críticas, ideias sobre o contexto da peça ou de qualquer situação experienciada. Com isso a interpretação e o questionamento do pensamento vão expandir a percepção dos sentidos humanos.

A Pergunta e a mente em expansão

Duvidar das próprias perguntas que resultaram da percepção expande as fronteiras do conhecimento. Este processo é parecido com a meditação analítica. É necessário criar a necessidade de saber tudo o que não está explícito, aquilo que está para ser descoberto, o que é novo, o que está escondido para ser encontrado, formulando o máximo de perguntas possíveis, gerando dúvidas, incomodando-se, voltando a ser criança, as nossas origens questionadoras e curiosas.

deitada-feet

A ‘arte da pergunta’ expande a ‘arte da dúvida’. Este processo seria: interpretação e produção de conhecimento – e só no final a ‘arte da crítica’, que tem como finalidade aprofundar a interpretação e a produção de conhecimento que são aprendidos através de todo processo metal. Esta etapa, nada mais é do que um questionamento sobre como estou interpretando e o que estou adquirindo e intitulando como conhecimento.

Resumindo, este processo pode ser descrito na seguinte ordem:

  1. Formulação de perguntas

  2. Dúvida, crítica, desconforto

  3. Interpretação e reinterpretação

  4. Produção de conhecimento. Crítica para expandir o conhecimento adquirido

pombas brancas

Este processo é contínuo e deve ser feito regularmente para que todas as ideias sejam recicláveis e os novos conhecimentos sejam adquiridos de forma construtiva.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s